Olá!!
Nosso post vai esclarecer um pouco mais a respeito da fotografia de Recém Nascidos: os Baby Books (ou Newborn, termo original em Inglês). A fotografia de recém nascido é um estilo de fotografia que tem por objetivo, retratar os pequeninos nos primeiros dias de vida. Gosto muito de fotografá-los entre 5 e 10 dias, pois nessa fase (em geral) eles só dormem e ainda não sofrem com as cólicas (como as fotos são feitas com os bebes dormindo a cólica é um fator que atrapalha bastante o soninho).

O texto a seguir é baseado nas recomendações da ABFRN (http://abfrn.com.br:)

O QUE É?
A fotografia Newborn, é uma modalidade muito difundida nos Estados Unidos, Europoa e Austrália, que agora está caindo no gosto dos brasileiros. É uma sessão onde apenas fotógrafos capacitados e treinados podem realizar.

Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens. Recomendamos aos pais que no dia da sessão, venham com paciência pois os bebês são muito sensíveis aos sinais de ansiedade ou nervosismo, aconselhamos também que usem roupas leves pois mantemos o ambiente aquecido e tranquilo, para que fique sempre confortável para o bebê. A sessão pode ser feita em estúdio, na residência do cliente e ainda em sessões externas.

QUANTO TEMPO LEVA A SESSÃO?

A sessão pode levar de 1 a 4 horas. Tudo vai depender de quão profundo está o sono do bebê, se está sem cólicas, dentre outros fatores.

O QUE PRECISO LEVAR PARA A SESSÃO?

Em relação às roupinhas e acessórios, não é preciso se preocupar, temos tudo em nossos estúdios e providenciamos tudo para o dia da sessão. Recomendamos apenas para que os papais e as mamães já deixem o bebê preparado para a sessão – sem roupinha, apenas enroladinhos em um cobertor, isso evita que na hora de tirar a roupa, eles despertem e demorem a pegar no sono novamente -, recomendamos também que estejam munidos de fraldas, lenços umedecidos, mamadeira e chupeta, se já estão fazendo uso, e material médico quando necessário: pomadas, anti-gases ou qualquer outro tipo de medicação que por ventura o recém nascido já esteja sendo medicado, pois algumas sessões podem levar um tempo maior.

POSSO LEVAR UM ACOMPANHANTE?

Pode, mas prezamos sempre em manter um ambiente quieto e aquecido o suficiente para que o bebê possa entrar em sono profundo. O ideal é que na sessão tenham o fotógrafo e no máximo mais duas pessoas. Se os pais desejarem fotografar o recém nascido com os irmãos, geralmente fotografamos logo no início para que depois os irmãozinhos possam voltar para casa e assim continuarmos apenas com o recém nascido.

PODEMOS FOTOGRAFAR AO AR LIVRE?

SIM, inclusive é um estilo que vem se difundindo bastante nos EUA. Essa modalidade exige os mesmos cuidados das fotografias em estúdio: ambiente aquecido, seguro, tranquilo e higienizado.

EM QUE MOMENTO DEVO AGENDAR A SESSÃO?

Bem, sabemos que o nascimento de nossos “pitchucos” nem sempre acontecem nos dias planejados, mas os obstetras costumam dar uma data prevista para o parto. O ideal é que já trabalhemos com essa data, já deixemos a sessão agendada e programada (claro que o bebê pode chegar antes, são as exceções). O que queremos evitar é que as mamães não consigam fazer os agendamentos por conta de datas já fechadas, por exemplo: O bebê nasceu ha 7 dias atrás, só aí é que a mamãe conseguiu fazer o agendamento. Já aconteceu de estarmos com as duas semanas seguidas já bloqueadas (sem contar que quando os bebês nascem fora do planejado, temos de remanejar todos os horários) e infelizmente não tivemos condições de atender este pequenino…. Ficamos muito tristes quando isso acontece, mas existem limitações físicas para conseguirmos atender a todos.
É por essas razões que pedimos que as mamães, papais ou avós tentem marcar com antecedência ou no máximo, nos primeiros dias do nascimento do bebê.

Bem ficam aqui algumas dicas, mas se mais alguma dúvida ficou, é só entrar em contato conosco pelo telefone: (12) 3426-3545 – 98835-7390 ou pelo e mail joiceguedes2016@gmail.com .